Gasparov Motorsport, São Paulo

Velocidade nas Marginais – A ficha ainda não caiu.

Marginal Tietê - Foto: Mauro Calliari
Marginal Tietê – Foto: Mauro Calliari

Essas questões que atingem a vida de muita gente sempre são polêmicas, esta semana a alteração da velocidade nas marginais são o destaque nos noticiários. Lembro quando a velocidade nas marginais foram reduzidas também houve um grande alvoroço.

Pois bem, neste sábado tive a oportunidade de utilizar a Marginal Tietê em quase toda sua extensão, e minha impressão é que a ficha dos motoristas ainda não caiu, tanto no sentido Castelo Branco – Ayrton Senna quanto no sentido contrário, a grande massa de motoristas continuam trafegando a 70 km/h na pista expressa. Esta atitude faz com que, ao acelerar para 90 km/h, pareça estar muito rápido, seu subconsciente lhe diz que você está acima do limite, isso por que a diferença entre sua velocidade e a dos outros motoristas é muito alta. O resultado é uma grande massa de veículos na mesma velocidade e uma meia dúzia de apressados passando zunindo, mas dentro do limite de velocidade.

Apesar de gostar de velocidade e estar ansioso para voltar a trafegar a 90 km/h nas Marginais, sou a favor da redução de velocidade. Alguns artigos que li provam cientificamente que, ao reduzir a velocidade máxima de uma via de grande movimento, aumenta-se a velocidade média, isso porque em velocidades mais baixas reduzem-se as frenagens bruscas e repentinas, diminuindo, por sua vez, as ondas de lentidão. Na prática, essa alteração de velocidade fará com que economizaremos cerca de cinco ou dez minutos ao cruzarmos estas avenidas fora do horário de pico, apenas isso, pois sabemos que nos horários de pico, conseguir atingir 40 km/h é um luxo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s