Fórmula 1

GP das Américas

Getty Images

A decisão ficou para São Paulo!

Em uma prova movimentada e, principalmente, muito legal, Hamilton, Alonso, Massa e a Ferrari colocaram água no chopp, ou no champagne, ou no energético de Sebastian Vettel.

A tranquilidade do alemão começou a ser ameaçada quando os italianos decidiram romper o lacre do cambio de Felipe Massa, causando uma penalização de 5 posições, e deslocando o brasileiro para P11. Assim Fernando Alonso ganhou uma posição e passou para o lado mais limpo da pista. Funcionou! O espanhol saltou para o 4º lugar, que lhe dava uma sobrevida até Interlagos, e a situação manteve-se até sua sorte desse as caras. Próximo à metade da prova, Webber abandonou e os asturiano saltou para P3.

Não bastasse isso, Hamilton passou a voar na pista de Austin, ameaçando a liderança do piloto da Red Bull. Vettel conseguiu respirar um pouco durante a janela de pit stop, mas logo Lewis retomou o ritmo e o RB9 não foi páreo para o inglês. O piloto da McLaren, que estará na Mercedes em 2013, conquistou sua 21º vitória e deixou a disputa do campeonato ainda mais apertada. A vantagem do alemão é de somente 13 pontos sobre Alonso. Com a costumeira instabilidade no tempo de Interlagos, tudo pode acontecer.

Os brasileiros foram bem. Massa, apesar da manobra da Ferrari em benefício de Fernando Alonso, fez uma de suas melhores corridas do ano. Foi brilhante. Com manobras arrojadas e belas ultrapassagens, alcançou o 4º lugar, que teve gosto de vitória, segundo o próprio Felipe. Em alguns momentos, tinha um desempenho melhor que seu parceiro, fazendo algumas voltas rápidas consecutivas, mas sempre mantendo distância do espanhol. Se tivesse largado na posição original, 6º, era certo que estaria no pódio. Senna, apesar de discreto, fez uma boa prova e terminou em 10º, tendo perdido algumas posições no fim devido o desgaste nos pneus.

Sutton Images

Sobre o circuito, e o evento em geral, foi nota 10. Do hino americano ao chapéus de cowboy da Pirelli, a direção acertou em tudo, só fiquei na expectativa dos jatos sobrevoarem o autódromo. O traçado, que é inspirado em circuitos tradicionais e tem uma miscelânea de curvas, proporcionou uma boa corrida e a sensação que deve ser uma delícia pilotar lá. Dessa vez Tilke acertou.

A decisão será já neste domingo, em terras paulistanas. Amanhã já teremos atividades na pista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s