History Motorsport, Memória, Salão do Automóvel

Salão do Automóvel – 13ª Edição – 1984

O 13° Salão do Automóvel, realizado entre 9 e 18 de setembro de1984, comemorava 25 anos de realização dos Salões do Automóvel e o 15° milionésimo veículo produzido no Brasil, passou para a história como o “Salão do Otimismo”.
Perante a falta de entusiasmo das grandes montadoras, o evento foi montado a reboque do 1° Salão Nacional de Autopeças e do 1° Encontro Nacional de Autopeças (realizado no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, para os distribuidores e lojistas), organizados pela Abipeças – Associação Brasileira dos Fabricantes de Autopeças e Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, animados com os bons negócios realizados em eventos passados.

De fato, dos 320 expositores presentes, metade eram fabricantes de autopeças — cujas vendas haviam crescido 14% sobre o ano anterior e as exportações 31%. Mais de 500 compradores estrangeiros visitaram o setor de autopeças que fechou, no Salão, negócios da ordem de US$ 23 milhões (principalmente com empresas dos EUA, Itália e Argentina). No setor das montadoras fizeram muito sucesso, junto aos 700 mil visitantes, os “carros mundiais” da Fiat, Ford, GM e Volkswagen, além dos carros do futuro: Citation IV e Lean Machine da GM, Probe IV da Ford e Auto 2000 da VW. As montadoras mostraram ainda seus novos modelos nacionais, como o VW Santana Tecno II, com tração nas quatro rodas, freios antiblocantes, injeção eletrônica e microprocessadores no controle do combustível; e a linha Uno da Fiat. Pela primeira vez, a Gurgel passou a expor na área das montadoras grandes, lançando os utilitários Carajá e Van MC-1000

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s