History Motorsport, Memória, Salão do Automóvel

Salão do Automóvel – 11ª Edição – 1978

Chevrolet Comodoro ’79 (Foto: Revista Quatro Rodas – novembro/78)

O 11° Salão do Automóvel e Autopeças, realizado entre 17 e 26 de novembro de 1978, celebrou a marca dos 2 milhões de veículos fabricados no Brasil, o recorde de 980 mil visitantes e uma presença maciça de fabricantes de autopeças (17% da área ocupada, 37% das empresas expositoras) — o que valeu uma nova reorganização do espaço de exposição. As montadoras de veículos, os carrozzieri(fabricantes de carros fora-de-série) e os fabricantes de autopeças foram organizados em três grandes “manchas” no centro do Pavilhão de Exposições, ficando os demais setores ao seu redor.

Como acontecera em 1976, as montadoras apresentaram uma certa inércia, limitando suas novidades: o Ford Corcel 1.6 (câmbio de 5 marchas a frente) e o Maverick de injeção transistorizada; o Dodge Polara de transmissão automática. Isso abriu novamente muito espaço para os carrozzieri, que atraíram o público com modelos como o Dardo F 1.3, da Corona, o primeiro esportivo com mecânica Fiat; e o Ventura, esportivo de L’Automobile, com mecânica VW-1600.

O setor de motocicletas ganhou a companhia das bicicletas por conta dos fabricantes de ciclomotores. Ganhou destaque a Yamaha TT-125, primeira moto brasileira para qualquer terreno. Entre os fabricantes de autopeças, a tônica foi a economia de combustível — kits especiais para carburadores (Weber), ignição eletrônica (Wapsa), bombas injetoras (Bosch) — e inovações tecnológicas — embreagem eletromagnética (Wapsa), direção hidráulica (Maxdrive), indicador de restrição (Fram)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s