History Motorsport, Memória, Salão do Automóvel

Salão do Automóvel – 8ª Edição – 1972

A característica marcante do 8° Salão do Automóvel,  realizado entre 25 de novembro e 10 de dezembro de 1972, foi a reorganização de seu espaço, objetivando, principalmente em sua área central, proporcionar um destaque maior aos produtos — antes misturados com os elementos de decoração em estandes de objetivos mais institucionais.A área destinada às autopeças também mereceu tratamento especial, uma vez que o setor havia começado a atacar decididamente o mercado externo.

Entre os automóveis, estavam o Ford Maverick (com um modelo com motor importado), o Puma GTO (com motor Chevrolet 4100) e o primeiro carro médio da Chrysler, o Dodge 1800, além dos Dodge Dart Grand Coupé e Grand Sedan. Defasadas em relação ao Salão, a Volkswagen limitou-se a mostrar o protótipo do que seria a VW Brasília e a GM frustou as expectativas de lançamento do Chevette. Entre os especiais foram atrações o MP 1500, réplica em fibra de vidro do MG 1952 inglês, fabricado pela Lafer, e o Talav da FEI, veículo para transporte de passageiros em alta velocidade.

Entre os caminhões destacou-se a linha Alfa Romeo com servo-direção hidráulica, caixa de doze marchas à frente e diferencial de redução dupla, fabricados exclusivamente no Brasil e exportados. A diversificação de produtos, que começara na edição anterior, fez-se mais evidente: cresceram os setores de lanchas e barcos, de equipamentos de camping e surgiram as motocicletas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s