Fórmula 1

F1 2012 – Hockenheim (2)

Ferrari

Fernando Alonso desequilibrou! Desde sábado, com a chuva torrencial da classificação, o espanhol conseguiu uma ótima pole-position e aproveitou muito bem a vantagem. Largou bem e liderou até o fim, deixando a ponta somente durante a primeira parada. E este foi o maior mérito do piloto da Ferrari. Apesar da vantagem, não foi uma vitória tranquila. Foi perseguido durante toda a corrida, ora por Vettel, ora por Button. Sofreu pressão até por um retardatário. Hamilton foi prejudicado por um furo no pneu na 2º volta e despencou. Na metade da prova tomou volta de Alonso e de Vettel. Mas o campeão de 2008 estava virando o mesmo tempo dos líderes e tinha pneus em melhores condições. Resultado: Vettel deu mole e, numa situação no mínimo curiosa, o inglês efetuou uma boa ultrapassagem no hairpin e partiu para o ataque ao líder, tentando recuperar a volta. Mesmo sendo um retardatário, o Príncipe das Astúrias não cedeu e Lewis conteve-se. Nesse momento houve a comunicação entre Red Bull e Vettel informando uma falha no KERS. O atual bi-campeão diminuiu o ritmo e Alonso respirou um pouco.

Na segunda janela de pit-stop, Button antecipou-se, registrou a parada mais rápida da história da F1, 2,31 s, e fez uma volta voadora em seguida, que lhe valeu a segunda colocação. Fernando e Sebastian pararam juntos e Jenson voltou dividindo a pista com o alemão. A McLaren levou a melhor. A partir daí a pressão sobre o espanhol da Ferrari foi de Button. Alonso não deu chances ao britânico. Sempre que Button baixava alguns milésimos, devolvia na volta seguinte. Algumas voltas depois, já no final da prova, os pneus da McLaren passaram a sofrer com o típico desgaste e Vettel chegou. Talvez na manobra capital do dia, Sebastian avançou sobre Button, que espalhou na saída do hairpin e Vettel completou a ultrapassagem por fora, pela área de escape. Alonso conquistou sua 30º vitória, seguido Sebastian e Button.

Press Association

Enquanto os pilotos se pesavam, saiu o comunicado da FIA, que investigaria o “lance”. Os três subiram ao pódio, receberam os troféus e estouraram champagne. Mais tarde saiu a decisão e o alemão foi punido, caindo para quinta posição. Button passou a ser o segundo e Raikkonen, terceiro.

No pelotão intermediário houve bastante ação, com a maioria dos pilotos oscilando bons e maus momentos. Destaque para as Sauber’s, Kobayashi ficou em quarto, beneficiado pela punição ao Vettel, e Perez em sexto. As Force India’s, começaram bem mas perderam rendimento durante a prova e só Hulkenberg pontou. Os brasileiros não foram bem. Ambos envolveram-se em acidentes na primeira volta, pararam nos boxes e todo o resto da prova foi comprometida. Massa ainda ensaiou uma recuperação e, considerando a situação, o 12º posto não foi de todo ruim. Senna, por sua vez, esteve completamente apagado e terminou em 17. Quem tem potencial, mas está abusando das lambanças é Grosjean. Enrroscou-se com Senna e não apareceu mais.

O resultado não podia ser melhor para Fernando Alonso. Webber terminou em 8º, mas continua em segundo na classificação geral. Assim o espanhol confirma sua qualidade, não quebrou a hegemonia de Schumacher por acaso, e deixa claro a evolução da Ferrari. Ainda não é o carro perfeito como foi o RB7 ano passado, porém seria injustiça continuar chamando o F2012 de porcaria, como fazíamos no início da temporada. Apesar que, não fosse alguns imprevistos, esta corrida estava na mão para a McLaren, que estreou um novo pacote aerodinâmico e Button voltou ao pódio depois de várias corridas apagadas. Ainda é cedo, mas arrisco-me a apontar o piloto da Ferrari como franco favorito ao campeonato 2012.

Keith Collantine
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s