Fórmula 1

GP da Malásia 2012

Roslan Rahman/AFP

Dificil encontrar uma palavra que melhor traduza a corrida de hoje e não quero chama-lá de corrida maluca. A largada foi com chuva e já na volta 7 foi paralizada devido ao grande de acúmulo de água na pista. Mas muita coisa já havia acontecido, Schumacher, que largou num ótimo terceiro lugar, rodou na largada e caiu para 16º, Grosjean saiu da pista e atolou na brita e quase todo mundo já tinha colocado pneu de chuva forte, mas, destes, Sergio Perez merece destaque. O mexicano foi o primeiro a parar e logo fez várias ultrapassagens, voltando à zona de pontuação antes do Safety Car. Depoid de quase uma hora, a prova foi reiniciada e Perez manteve o bom desempenho até chegar na segunda colocação, atrás de Alonso, que se beneficiou do erro da McLaren nos pits com Hamilton e da manobra desastrada de Button que bateu numa Hispania – curiosamente Karthikeyan não era retardatário. Com a pista secando, já na segunda metade da corrida, os problemas da Ferrari passaram a ficar mais latentes- Felipe Massa que o diga, da zona de pontuação virou presa fácil e despencou para as últimas posições -, enquanto o piloto da Sauber começou a virar cada vez mais rápido, diminuindo a diferença para o espanhol.

Getty Images

Quando Alonso parou para colocar pneus de pista seca, passou a rodar mais rápido e todos pensaram que a vantagem de Perez desapareceria, mas não foi assim. Sergio parou na volta seguinte e continou a pressionar o piloto da Ferrari, até diferença entre eles ser o suficiente para o uso da asa móvel. Mas depois de alguns ataques, o piloto da Sauber escapou e não tinha mais chances de alcançar o primeiro. De qualquer modo, foi um grande resultado para a Ferrari e para Sauber. Hamilton, insatisfeito com a segunda pole que não se transformou em vitória, foi o terceiro. Com o resultado, o asturiano é líder do campeonato, com 35 pontos, seguido pelo dois pilotos da Mclaren, Lewis Hamilton com 30 e Jenson Button, com 25.

Bruno Senna e Pastor Maldonado, da Williams, também merecem destaque, principalmente o brasileiro. Senninha teve um início de prova incomum, assim que prova foi reiniciada, mais ou menos na volta 11, já tinha 3 paradas, estava do pelotão de trás, e já estava sendo cornetado no twitter. Porém, lá pela volta 21, Bruno foi ganhando posições volta a volta até chegar na 9º colocação, atrás de Vergne. Algum tempo depois, já no final da corrida, fez outras ultrapassagens e terminou num ótimo sexto lugar. Já Maldonado, oscilou bastante, passou um tempo nas últimas posições até chegar a zonha de pontuação, 9º, mas, de novo, abandonou na última volta devido à problemas no motor. Paul di Resta e Hulkenberg merecem destaque por terminarem na zona de pontos e Vergne, da Toro Rosso, que conseguiu ficar entre os pilotos da Force India.

Os destaques negativos foram a Mercedes, que, apesar de classificarem bem, não tem bom ritmo de corrida e vê seus pilotos, Schumacher e Rosberg, sofrerem para chegar perto da zona de pontos; Vettel, que fez um prova discreta, bateu numa HRT, Karthikeyan de novo, precisou fazer uma parada a mais e terminou 11º, com seu engenheiro gritando para ele abandonar; E por último Massa. Não costumo criticá-lo, mas hoje ele foi sofrível. Queria muito saber o que acontece. Que o F2012 é ruim todo mundo sabe, mas é inadmissível que o brasileiro figure na última posição, à frente somente das nanicas e praticamente uma volta atrás do líder, seu companheiro de Ferrari. Foi somente a segunda prova do ano, mas parece Felipe conseguiu andar para trás.

A próxima corrida será na madrugada do dia 15 de Abril, na China.

Getty Images
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s