Fórmula 1

Grande Prêmio do Brasil

Sutton Images

A prova de hoje não foi a mais emocionante do ano, mas teve seus momentos. A largada foi tranquila, sem nenhum incidente, com Vettel disparando na frente e as Ferraris ganhando posições e Barrichello perdendo oito posições. Na volta 11 Schumacher começou um ataque à Bruno Senna no começo da reta dos boxes. Senna foi por dentro e o alemão tentou por fora houve o primeiro toque. Roda com roda. Na sequência, já na primeira perna do S, Schumacher fechou um pouco e Bruno ficou sem espaço e houve o segundo toque que quebrou a asa dianteira da Renault e furou o pneu da Mercerdes. Michael arrastou se até os boxes, trocou pneu e caiu para último. Senna parou na volta seguinte, trocou os pneus e manteve o bico, mesmo avariado. Foi acidente de corrida. Mas a FIA não achou assim. Bruno foi punido com um drive trought. Enquanto isso, na volta 12, Button passou Alonso, que já sofria com pneus. Na 14 a Red Bull informou um problema no cambio do carro de Vettel, mas o alemão continou com um bom desempenho, com uma outra volta mais alta. Até a volta 30, quando Webber passou fácil o bi-campeão no final da reta de largada.

A partir deste ponto não houve muita emoção. Perto da volta 40, Hamilton alcançou e passou atacar Felipe Massa, na luta pela 5º posição. Felipe resistiu bem e Hamilton parou nos boxes, abortando o ataque. Na volta seguinte o brasileiro parou para trocar os pneus e voltou à frente do piloto da McLaren. Seria a continução da disputa, mas o motor do inglês apagou no S do Senna, forçando-o a abandonar. Perto do fim houve outra disputa entre Ferrari e McLaren. Alonso sofria com os pneus duros e Button, também com pneus duros, mas novos passou atacar o espanhol em busca da última vaga no pódio. Fernando resistiu por uma ou duas voltas, mas sucumbiu ao campeão de 2009, que estava mais inteiro na disputa. Webber venceu a segunda corrida na Brasil, mas não pareceu muito empolgado na comemoração ao cruzar a linha de chegada, nem no pódio, que foi um dos mais sem sal que já vi. Vettel, segundo, e Button, terceiro, completaram o pódio. Alonso subiu uma posição comparado ao grid de largada, quarto, e Massa na posição de sempre, quinto. A Force India confirmou a evolução na segunda metade do campeonato e terminou com dois pilotos na zona de pontos. Sutil em sexto e di Resta em oitavo. Rosberg ficou entre eles, em sétimo. Destaque para Kobayashi, que esteve apagado durante todo o final de semana, mas terminou em 9º,  depois de largar em 16º. Petrov fez um prova consistente e terminou em décimo.

Os brazucas não se deram muito bem. Depois dos incidentes no começo da prova despencaram e ficaram fora dos pontos. Barrichello, depois de cair para a 20º posição, até fez algumas boas ultrapassagens, mas estacionou na 15º posição. Senna caiu para 18º, quando parou para a primeira troca – e ainda precisou cumprir a punição -, terminou em 17º. Massa até tentou uma estratégia diferente, com uma parada a menos, mas não compensa permanecer na pista com pneus velhos. O piloto da Ferrari se tornou presa fácil e o tempo que permaneceu na pista não foi suficiente para ganhar posições. Terminou a prova mais de 30 segundos atrás de Alonso.

Getty Images

E assim encerra-se a temporada 2011 da Fórmula 1. Teremos um intervalo de mais ou menos 3 meses até os motores serem ligados novamente. O primeiro treino livre da temporada de 2012 será em 16 de Março, em Melbourne, Austrália. Até lá passaremos por algumas etapas, como a das especulações – que já começaram a algum tempo, dos três brasileiros na categoria, dois não tem vaga garantida. Só para exemplificar – e depois as apresentações dos novos projetos, dos novos carros. São meses dificeis para nós, amantes da velocidade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s